quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Coluna Arquitetar é... para Jornal O Debate_ 03/08/12


Olá, pessoal!
Pesquisas mostram que pessoas - e, consequentemente, suas casas e locais de trabalho - organizados representam melhor qualidade de vida.  Parece que não, mas encontrar as coisas no lugar certo e na hora certa faz uma diferença imensa.
Algumas pessoas tem isso em mente ou já são bem organizadas, seja por costume, TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) ou mapa astral (rs), mas outras não conseguem acertar a mão na hora de dar aquela arrumadinha nos pertences. Então, aqui vão algumas dicas que talvez ajudem um bocado.
A organização é um exercício diário e, quanto mais a praticamos, mais fácil fica colocar as coisas em ordem quando elas estão um pandemônio. Assim como os exercícios físicos que evoluem gradualmente, aos poucos irei apresentando as dicas por ambientes.
Vamos arrumar o guarda roupa? Acredito que o primeiro passo para esse exercício é fazer uma boa limpeza em armários e gavetas. E quando eu digo limpeza quero dizer retirar o que é velho, quebrado ou algo que não tem sido usado recentemente. Quantas pessoas podem dizer que usam tudo o que está no guarda-roupa? Quantas vezes abrimos as portas e aquela avalanche de roupas cai em cima da gente! Então, o primeiro passo é retirar tudo do armário.
Separe as roupas para a doação, para trapos, para brechós e para os amigos; é muito importante praticar o desapego nessa fase.  Fique atento: se você não lembra qual a última vez que usou uma peça é porque faz muito tempo e, provavelmente, você não irá usá-la novamente; considere em média uns 6 meses.  Antes de recolocá-las de volta, aproveite para lavar ou colocar para tomar sol. Roupas muito tempo guardadas tendem a ficar com cheirinho de guarda-roupa.
Na hora de guardar a pilha, já não tão grande como a anterior (assim espero), separe as roupas por estação. Se levarmos em consideração que no Brasil temos aproximadamente 11 meses e meio de calor, as roupas de lã e pesadas vão para o lugar menos acessível do guarda roupa.
Agora chegou a hora de brincar, e a brincadeira vai depender das suas roupas. Você pode separar por cor, por tipo ou por texturas, e o importante é que você aproveite esse momento para assimilar essa opção, porque as novas aquisições vão obedecer ao mesmo padrão.
Aqui vale o investimento na compra de cabides, que devem ser firmes para as roupas não ficarem desbeiçadas. Eles contribuem para a clareza na hora de escolher o modelito do dia e é mais fácil acomodá-los lá no varão quando eles tem as mesmas características. Outra dica é um acessório que você pode usar para dobrar as peças todas do mesmo tamanho, que você pode comprar em lojas de utilidades ou fazer de papelão.
Todas as dicas valem para os sapatos também: é bom higienizá-los com um produto bom e na hora de organizá-los escolha uma parte do armário só para eles, se for possível. Se o armário tiver portas, recomendo a vocês que deixem fora da caixa para melhor visualização, mas, se for um closet aberto, mantenha as caixas e faça uso de etiquetas ou fotos para se localizar melhor.
Arquitetar é organizar sempre! Seja uma obra, um ambiente, uma simples gaveta. Sem organização, produtos, tempo e, principalmente, dinheiro são desperdiçados: por isso, força na peruca e vamos arrumar tudinho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pin It button on image hover