terça-feira, 24 de julho de 2012

Coluna Arquitetar é... para Jornal O Debate_ 20/07/12


Lata de Azeite

Olá, pessoal!
Hoje quero mostrar a vocês um estilo muito bacana de decoração: o handmade.
O handmade, expressão em inglês para “feito com as mãos”, nada mais é que todo e qualquer objeto feito artesanalmente. Aí vale tudo, desde móveis, objetos de decoração, brinquedos e etc. Esse estilo vem sendo bastante divulgado pelas crafteiras, nossas atuais artesãs, que costuram, pintam, bordam, tricotam, crochetam e, principalmente, criam.
A melhor particularidade do handmade é a exclusividade. Um objeto feito artesanalmente é sempre único: mesmo que sejam feitos vários dele mesmo, ele sempre terá características singulares. E quem tem alguma coisa única sabe o valor que ela tem, não é mesmo?
O que eu acho mais interessante no handmade é a infinita possibilidade de reciclar. Tudo é passível de reutilização. Vamos combinar que atualmente estamos vivendo a era do descartável e que a nossa produção de lixo poderia ser reduzida consideravelmente, trabalhando a conscientização das pessoas em relação ao melhor aproveitamento do lixo. Sim, é isso mesmo, muitas das coisas que descartamos, às vezes sem o devido cuidado, poderiam ter se tornado ótimos utensílios domésticos ou algum detalhe charmoso.
Eu acredito que a humanidade está se movimentando e, melhor, percebendo que manter as mesmas atitudes e os mesmos comportamentos vai acabar por destruir o planeta. Mas, também acredito que falta ainda um pouco de coragem para mudar, para sairmos da nossa zona de conforto e tomarmos uma atitude que realmente faça a diferença.
Voltando ao handmade, aqui tenho alguns exemplos bem simples, mas que dão aquele charme para casa e aquele toque de lar, porque são coisas que nós mesmos podemos fazer, sem grandes dificuldades e nada de materiais impossíveis.
Para quem tem bastante talher avulso de vários faqueiros diferentes, que tal um quadrinho super inspirado para a copa ou cozinha? Não importa se você ira pintá-los (imagem) ou se irá enquadrá-los na cor original, o que realmente interessa é ser criativo na hora de montá-los, procurar por molduras diferentes e curtir os novos handmades.
Outra opção são as latinhas de azeite e se vocês acharem outros tipos de produtos enlatados com rótulos interessantes também está valendo! Com uma furadeira em punho e alguns parafusos essas latas vão se tornar ótimos porta talheres (imagem), aquela baguncinha das gavetas some, e os utensílios ficam a mão. Ou, então, uma micro jardineira para temperinhos (imagem).
Sabe aqueles intermináveis vidros de palmitos e azeitonas? Com um pedaço de madeira (que pode ser de demolição para colaborar com o espírito do handmade) e um aro de metal ou arame ele se transforma num quadrinho florido, como na imagem. Dá para combinar vários tamanhos e formatos de vidros e, se decidir pintar a madeira, opte por cores neutras: o destaque deve ser para as flores frescas.
E minha última dica da semana: você pode fazer uma luminária maravilhosa com uma bexiga e com toalhinhas de renda ou de crochê, principalmente se elas estiverem sendo comidas pelas traças em algum fundo de baú. Tem muito passo a passo na internet, ensinado o caminho, as proporções da cola, e com as férias vocês podem ocupar a cabeça e as mãozinhas das crianças.
Então arquitetar é além de ter consciência na hora da compra, ter o “carinho” com o lixo e reaproveitá-lo de maneira inteligente e criativa.
Abraços, até semana que vem!



Prato de doces com pratinhos de alumínio
Garrafas decoradas com rendas


Porta talheres de latas
Vaso de vidros de palmito, azeitona e etc.



Cúpula feita de crochet

Luminária de bexiga e renda!

Talheres antigos e avulsos

fonte de imagens: pinterest





2 comentários:

  1. MUITO BACANA, MAS GOSTARIA DE SABER ONDE VOCE ENCONTROU ESSA LATA DE AZEITE, ANDO PROCURANDO UMA IGUAL PARA FAZER UM BRINQUEDO DE MEU TEMPO DE CRIAÇA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá David!
      Essas latas de azeite antigas são muito difíceis de encontrar! Ultimamente to comprando bastante lata de tomate pelado (aqueles que vem inteiros pra fazer molho) Acho elas interessantes também!
      Acredito que essas latas antigas você possa encontrar em antiquários, ferro velhos (mas aí não sei as condições que elas vão estar) e na Benedito Calixto em São Paulo.
      Boa sorte em sua busca! E se encontrar alguma me dá um toque ok!

      Excluir

Pin It button on image hover