quarta-feira, 30 de novembro de 2011

João da Gama Filgueiras Lima (Lelé)



Oi pessoal! Estou aqui hoje para contar um bocadinho do meu Arquiteto preferido! Simmmmm, é o meu preferido, tanto pelo caráter, como pela obra profissional, que revolucionou a esfera pré-moldada da arquitetura e que fez uso de uma péssima experiência pessoal para evoluir o seu trabalho e ajudar pessoas com as mesmas dificuldades.
Conheçam o Lelé!
O arquiteto João da Gama Filgueiras Lima – Lelé, nasceu no Rio de Janeiro em 1932. Formou-se em 1955 pela Escola Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro. Recém formado, mudou-se para Brasília em 1957, onde participou ativamente da construção da nova capital do país, sendo colaborador direto de Oscar Niemeyer. Participou da construção da UNB – Universidade de Brasília, onde também lecionou.
Os arquitetos que mais marcaram sua vida acadêmica foram Aldary Toledo, que despertou em Lelé o verdadeiro interesse pela arquitetura, e Oscar Niemeyer, com quem trabalhou em Brasília em 1957.

O trabalho com arquitetura pré-fabricada tornou notável sua atuação profissional em capitais como Brasília, Rio de Janeiro e Salvador.
Em todo país desenvolveu o projeto da Rede Sarah de Hospitais.
Sua carreira foi coroada com vários prêmios, como o Grande Prêmio da Primeira Bienal de Arquitetura e Engenharia de Madri, pelo Projeto do Hospital Sarah em Salvador. Em 2000, representou o Brasil na Bienal Internacional de Veneza.
“Hoje, quem quiser projetar um hospital atualizado, tem antes de conversar com Lelé”.
Oscar Niemeyer
“...o arquiteto onde arte e tecnologia se encontram e se entrosam – o construtor”.
Lúcio Costa
“Seu senso de economia, modularidade e repetição, facilidade e agilidade de montagem constituem uma resposta contundente à realidade brasileira, com grande potencial didático de gerar desdobramentos virtuosos para melhorar a qualidade da grande massa de construções anônimas que conformam nossas cidades”.
Carlos Alberto Maciel
“Ter a nossa própria entidade é um sonho que alimentamos há muitos anos”
Lelé


Atuação Profissional

João Filgueiras Lima _ Lelé, demonstra em seu currículo de obras de plasticidade e racionalidade incontestáveis, que é um arquiteto com vocação para projetos públicos, onde mantém postura ética e integridade profissional.
Desde sua atuação na construção de Brasília, Lelé vem pesquisando e aplicando tecnologias de pré-fabricação em argamassa armada, plástico, e aço.





Inovação e plasticidade, modernidade e humanismo, tecnologia e arte...
Faz uso da tecnologia de forma brilhante, procurando simplificar e agilizar a construção de um edifício: desenha e fabrica as peças, fazendo uso de argamassa armada, plástico, aço, carpintaria e marcenaria, tornando mais eficiente à obtenção de seu objetivo. Isso tudo sem desdenhar a qualidade estética e inovadora de suas obras.
Homem de coragem, seus primeiros trabalhos foram pautados em experiência solitária quando, recém-formado, aceitou trabalhar na construção de Brasília com uma equipe ainda a se formar.
Depois, a partir de uma difícil experiência pessoal – seu acidente, se aproxima de uma realidade comum a muitas pessoas: ter que superar um trauma dentro de um hospital. Desenvolve a partir daí planos de construções hospitalares que proporcionem o máximo de conforto e praticidade no tratamento de pacientes, tanto no desenho arquitetônico como com o design de mobiliário e equipamentos.
Sua genialidade é posta a serviço da coletividade, suas descobertas são aplicadas em larga escala e suas obras disseminadas ao longo de sua vida.
Lelé: arquiteto brilhante, cidadão consciente e ser humano imprescindível...


Fontes: 


Editorial Blau, Instituto Lina Bo e P. M. Bardi , João Filgueiras Lima, Lelé.


DERNTL, Maria Fernanda. Revista aU,Arquitetura e Urbanismo; edição 140. Editora PINI


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pin It button on image hover