quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Coluna Arquitetar é... para Jornal O Debate_ 21/09/12

Olá, pessoal!

Gostaria essa semana de conversar sobre uma decisão super difícil, mas muito importante em nossas vidas: a escolha do terreno. Muita gente me procura para fazer o projeto de suas casas ou comércio e ainda não tem o terreno. Pouca gente sabe que o terreno é 90% responsável pelo projeto que será criado nele. É dele que obtemos as principais informações para começar um projeto. Posicionamento em relação ao sol, aclive, declive, localização do terreno são alguns dados sem os quais fica praticamente impossível nascer um projeto.

Então, na hora de escolher o berço da sua futura morada, é importante alguma cautela e muita atenção e aqui vão algumas dicas para dar aquela forcinha.

Um dos primeiros detalhes a observar é a localização do terreno; nessa hora ter uma reunião de família é muito interessante, pois é preciso determinar se vão querer morar num lugar tranquilo ou se irão morar no buchicho! Tudo tem o seu lado bom e ruim; morar num lugar tranqüilo, como um condomínio fechado, pode significar sossego, mas também pode representar distância. Aí vai ser preciso carro para tudo. Agora, quem quer morar no movimento tem que estar preparado para o barulho, o fluxo de carros, a segurança e etc. Esteja preparado também para valores: o local influencia muito no preço do imóvel e, às vezes, um terreno em um lugar mais afastado ou em uma área nova na cidade pode representar um investimento e tanto.

Uma vez determinado o local, outra observação importante: a posição do terreno em relação ao sol. Uma casa arejada e bem dimensionada vai depender primeiramente do tamanho do terreno, já que o ideal seria entre 10 e 12 metros de frente.

Terrenos em aclive ou declive, que exijam movimentação de terra e estruturas de arrimo, obrigatoriamente são mais dispendiosas; então, se você não quer gastar muito na construção, procure por lotes planos. Levar um topógrafo ou algum profissional da área lhe dará mais segurança e tranquilidade na hora de decidir pela compra.

Leve sempre trena nas visitas e confira se o tamanho do terreno está como descrito na escritura ou matrícula; o lote deverá ser entregue com as marcas exatas dos seus limites. Procure conversar com os seus possíveis vizinhos e veja o que eles têm a dizer sobre a vizinhança, se a rua tem alguma deficiência ou qualidade excepcional...

Escolhido o terreno, alguns cuidados são necessários: procure um bom advogado e consulte toda a documentação, débitos, escritura, IPTU, a matrícula e etc. Vá até a prefeitura e se informe sobre as leis vigentes sobre ele, como recuos (espaço entre a construção e os limites do terreno), taxa de ocupação e coeficiente de aproveitamento, que vão instruir o quanto você poderá construir nesse terreno, se poderá fazer um sobrado, por exemplo, ou não. Isso tudo é muito importante na concepção de um projeto que atenda às suas necessidades. Veja também se o loteamento está legalizado, com infraestrutura pronta, como instalações elétricas, telefone, água e iluminação.

A escolha do terreno pode significar um novo começo na vida de muita gente e arquitetar é assessorar e aconselhar sempre que possível e necessário. Tenha muita calma e paciência na hora da decisão e não deixe de visitar muitos lotes. O próximo pode ser muito melhor ou até mesmo o ideal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pin It button on image hover