quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Coluna Arquitetar é... para Jornal O Debate_ 10/08/12



Olá, pessoal!
Quem tem adolescente em casa sabe do dinamismo e da mutabilidade que eles representam. Os antigos quartos com carinha de criança e brinquedos já não interessam mais, e eles tem aquela necessidade incrível de impor suas vontades e características ao seu ambiente.
E nada mais justo que nessa fase tão transformadora em suas vidas seu espaço represente seus gostos e desejos da forma mais fiel possível.
Algumas coisas são primordiais na hora de redecorar o ambiente desses clientes temperamentais; em hipótese alguma comece a mexer no casulo sem antes perguntar sobre os interesses deles, o que eles querem, seus objetivos, as cores e padronagens. Mas seja claro a respeito das dimensões da redecoração, não adianta a garota querer o chão cravejado de cristais swarovski ou o garoto querer telas gigantescas para jogar videogame (rs, acho que nem é mais assim que eles falam) se esses itens não vão caber no orçamento. Tendo isso em mente é hora de começar as mudanças.
Como já disse antes, essa fase da vida dos adolescentes significa transformações e com elas vem aquelas instabilidades de gosto: um dia eles gostam de x, outro dia gostam de y, e para evitar arrependimentos e frustrações recomendo a vocês que deixem as particularidades e esquisitices para os detalhes, como acessórios.
Não é porque o rapaz é palmeirense que você irá pintar o quarto inteiro de verde, ou se a garota ama o Luan Santana que você irá adesivar a parede inteira com um pôster do cantor.
O objetivo principal dessa missão é proporcionar um novo espaço para os adolescentes onde eles expressem sua personalidade, mas que também os ajude a passar por essa nova etapa de vida.
Procure fazer com que o quarto seja mutável. Uma marcenaria inteligente em que ele possa interagir com os amigos, estudar, jogar ou qualquer outra coisa que eles tenham em mente são um exemplo dessa característica.
Alguns jovens desenvolvem nessa fase o gosto por coleções; então reserve um espaço para que ele possa organizá-la e apreciá-la. Já as garotas adoram roupas e acessórios; uma gaveta para colocar as bijus é uma boa pedida, sem contar um espaço especial para as maquiagens.
Já os acessórios podem ajudar e muito na hora de caracterizar o ambiente, como almofadas, pufes e adesivos.
Agora, para quem pensa em cores pastéis e branco: esqueça. Use cores fortes e de personalidade. Converse muito com eles sobre isso porque é a hora de ousar. Os jovens tem espírito arrojado e precisam de ambientes fortes. Lembrando sempre que a pintura é a parte mais maleável de uma obra, então, quando enjoar dá pra pintar de novo, sem crises.
E quando se tratar de um dormitório para mais de um jovem, ou um adolescente e uma criança, procure delimitar os espaços. Isso ajuda na formação de cada um, individualmente, e faz com que eles se sintam únicos.
Com essas dicas, o único risco que irão correr será o eterno problema de tirar a lagarta do casulo antes que se tornem borboletas.
Enfim, arquitetar é criar ambientes específicos para cada etapa de vida, fazendo com que ele se torne o mais confortável possível. Não estou me referindo a almofadas fofas, mas sim à possibilidade de transformar essa fase em “marolinhas” ao invés de enfrentar uma tsunami.



















imagens: pinterest

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pin It button on image hover