quinta-feira, 12 de julho de 2012

Coluna Arquitetar é... para Jornal O Debate_ 06/07/12



O jornal O Debate de São Manuel tem agora uma nova coluna sobre arquitetura!

E é um prazer fazer parte dessa equipe como colaboradora!!

Muito sucesso para O Debate e para a coluna Arquitetar é...!


Olá, pessoal!


Meu nome é Giovana Innocenti, sou Arquiteta e Urbanista. Desenvolvo projetos em Bauru e São Manuel, em diversas áreas como residenciais, comerciais, etc. Atualmente estou cursando pós graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e estou pleiteando uma vaga no mestrado na USP – São Carlos, no departamento de Arquitetura Urbanismo e Tecnologia.
Arquitetar é... para mim, como profissional, transcrever, com criatividade e dedicação, os desejos das pessoas para o papel e a partir daí transformá-los em realidade. O sonho de todas as pessoas vai muito além de ter uma casa, mas sim ter um lar. Um lar acolhedor, que represente o seu próprio “eu”, com sua personalidade, seus gostos e que abrace a família e os amigos. Eu espero que essa coluna seja uma ponte entre seus sonhos e a realização deles.A arquitetura deve incorporar a realidade do cliente, e não o contrário. Todos devem ter em mente que tudo é possível, com um bom cálculo e com muito planejamento. E essa é a verdadeira missão do arquiteto: desenvolver o projeto conforme as necessidades e possibilidades da pessoa interessada. E pra quem pensa que o “Arquiteto” custa caro, vale lembrar que seu custo se paga em economia de material e tempo e em soluções racionais que tornam o projeto exclusivo.
Então, gostaria de dar algumas dicas de como procurar um profissional que se encaixe no seu bolso e nas suas expectativas.
Primeiramente, é muito importante se organizar e calcular o valor disponível para a empreitada; e seja franco com o profissional, para a sua própria segurança, porque é desse valor que vão partir todas as sugestões e soluções para o seu projeto.
A próxima etapa é decidir o que será feito e o prazo. Você poderá optar em mexer na casa toda ou só em alguns ambientes. Quando se tratar de decoração, você poderá contratar a consultoria de um profissional para projetar o todo, mas ir aplicando as modificações gradualmente. Porém, quando se tratar de quebradeira, que envolvem mudanças de paredes ou trocas de revestimentos, o ideal é fazer o todo para evitar o desgaste.
Agora, quando estivermos falando de construção, é importante considerar os aspectos legais e prever os projetos sanitário, elétrico e, acima, de tudo o projeto estrutural, para que as futuras instalações sejam o mais práticas possível.
Com todo esse balanço feito, está na hora de procurar o profissional: esteja certo de suas preferências, procure em revistas especializadas e fotos os ambientes que lhe inspirem e que exemplifiquem o que você realmente quer. O bom profissional faz um verdadeiro interrogatório a respeito de sua vida, da sua rotina e das suas características, porque só assim ele poderá acertar no seu projeto.
Conheça o portfólio do arquiteto, visite alguma das suas obras, converse com os antigos clientes e veja se você se identifica com o profissional; isso é essencial, pois é provável que seja uma relação duradoura e ele deve lhe representar com fidelidade. É importante, também, analisar se você tocará a obra ou se será necessário contratá-lo para a administração, as compras dos materiais, pois isso envolverá mais custos. E negocie!
Espero que as dicas sejam úteis e que, quando as colocarem em prática, vocês percebam que esse é o caminho para a realização do seu sonho.
Abraços, até semana que vem!


2 comentários:

  1. Que legaaal Gi! Adorei a iniciativa, e desejo muito sucesso!

    Beijão

    ResponderExcluir

Pin It button on image hover