Continuamos com a segunda parte do post: "Afinal de contas como será a nossa vida sem as sacolinhas?"
O biodecompositor ou, como é mais conhecido, "o composteiro é uma pequena “usina” que acelera o ciclo natural de decomposição da matéria orgânica, pois cria um ambiente propício para que os micro-organismos (fungos e bactérias) e as minhocas trabalhem mais rápido."
Encontrei uma cartilha super explicativa sobre isso em: http://www.plurale.com.br/upfiles/arquivos/guia-de-compostagem-caseira.pdf .
Separei aqui 3 vídeos de como montar uma composteira caseira, que além de ser super simples, vai colaborar com a redução do lixo descartado nos aterros e mais, ajudar a adubar seu jardim, horta ou pomar.
Sem contar que muito provavelmente você não precisará mais das sacolinhas.
A opção apresentada é muito prática para quem mora em casa e tem quintal, mas tem alguns modelos para quem mora em apartamentos ou casas sem espaço que apresentarei em posts futuros.
A primeira parte ensina como montar a nossa micro usina!
Algumas considerações:
- Vocês não precisam necessariamente ter uma solda para fazer os furos. Basta uma furadeira.
- O cano de PVC deve ser todinho furado e de preferência com os buracos aleatórios e não alinhados ok!
- Além da tampa, que é super importante para evitar insetos, animais e a chuva direta, acho muito válido colocar uma telinha (daquelas de mosquito) para, quando juntar o caldinho do chorume, você colocá-la no ar livre. Isso ainda impede os insetos e favorece na evaporação.
A segunda parte mostra como preparar o lixinho e depositá-lo na composteira.
Acho que a única dica aqui é picar tudo em algum processador ou algum triturador manual de carne (sabe, para facilitar a vida!).
E finalmente o produto final da composteira.
E aí o que acharam?
Bem jeitosinho, né?! Além de se tornar uma pessoa sustentável, você poderá se tornar independente das sacolinhas. E aí o nosso único problema será transportar as compras pra nossas casas.
Se tiverem alguma dúvida, por favor me procurem que tentarei saná-la, ok?
Espero que tenham gostado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário