quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Afinal de contas como será a nossa vida sem as sacolinhas?

Olá, pessoal!

A discussão sustentável da vez é a famigerada "Sacolinha do Supermercado".


Segundo o Jornal Estadão: "O Brasil produziu cerca de 18 bilhões de sacolas plásticas em 2007, a maioria fabricada com polietileno - produto derivado do petróleo que demora aproximadamente 500 anos para se decompor. Mais de 1 bilhão de sacolas são distribuídas todo mês pelos supermercados; 80% delas viram sacos de lixo doméstico e vão parar em aterros sanitários. Para tentar minimizar esse impacto, têm surgido no mercado campanhas com o objetivo de reduzir o uso das sacolas de plástico ou substituí-las por material oxibiodegradável, biodegradável e até retornável.


Não há, no entanto, consenso entre especialistas e pesquisadores sobre qual seria a melhor solução, seja por falta de estudos científicos conclusivos ou pela concorrência da indústria plástica, que, só em 2007, movimentou US$ 18,7 bilhões."



"18 bilhões 
de sacolas plásticas foram produzidas no Brasil em 2007;

66 por mês 
é a média de consumo do brasileiro desse tipo de sacola;

500 anos 
é o tempo médio previsto para a decomposição de uma sacola plástica"




Não sou a favor da sacolinha, mas temos que reconhecer que seu processo de extinção foi pouco trabalhado em relação a conscientização da população! E também em relação a preparação dos supermercados para essa nova realidade.
Além do desconforto da finalização das compras, já que muitos supermercados não oferecem outras soluções para o transporte das compras, o que me passa pela cabeça é: Como é que vamos armazenar o lixo doméstico em casa? Como será o transporte desse lixo até o aterro sanitário? Vamos ter que comprar saquinhos de lixo a partir de agora? Qual é a diferença?



Uma coisa é certa: o lixo tem que ter algum destino. Ou melhor, o destino não é a questão; o problema está em como ele chegará a esse destino, e como ele será mantido nas residências até a fase do descarte?

Penso que a melhor solução seria a volta das lixeiras nas ruas! Lembram de antigamente quando os caminhões de lixo passavam, esvaziavam as lixeiras e as deixavam nas portas das casas! Mas os caminhões atuais são adequados para essa alternativa? Os profissionais da coleta de lixo teriam que ser preparados para essa nova ação, máscaras e luvas seriam itens obrigatórios de segurança pessoal.

Desde a faculdade tenho pesquisado sobre alternativas para o descarte do lixo. Como contei a vocês no post do meu TFG, uma das soluções sustentáveis para meu projeto era o sistema de compostagem, onde o lixo depositado seria transformado em energia para as unidades dos alojamentos.
É claro que esse sistema só seria conveniente em larga escala, como no alojamento com várias unidades; sendo assim esse modelo daria certo se ele acumulasse o lixo, vamos supor, do quarteirão inteiro.
Mas, em compensação, encontrei um jeitinho simpático para fazer isso em casa! E tratarei dele no próximo post, ok?

Não perca o próximo capítulo!

Abraços a todos!

Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,pais-produz-18-bilhoes-de-sacolas-plasticas,330554,0.htm



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pin It button on image hover