quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Coluna Arquitetar é... para Jornal O Debate_24/08/12

Banquetas de madeira de demolição x Cadeiras Phanton


Olá, pessoal!

Hoje vou falar sobre o Hi-Lo, estilo que surgiu do inglês High-Low (Alto – Baixo).

Assim como na moda, em que podemos usar uma camiseta podrinha com um super casaco de couro, esse estilo vale para a decoração também. O estilo surgiu nos anos 90 e nada mais é do que misturar móveis e objetos de design assinados com peças comuns ou artesanais.

Aí vale de tudo: móveis assinados de grandes designers com aquela cadeira da vovó herdada; peças tecnológicas com artesanais; mistura de tecidos finos com aqueles mais grosseiros. Esse estilo, além de muito acessível, ainda pode colaborar com o planeta, pois, ao invés de descartarmos tudo que a gente acha low, podemos aproveitar, dando uma carinha nova, mais moderna e aliar a peças estilosas e um pouco mais caras. Não pesa no bolso nem na consciência. E, como ficamos livres para criar esses ambientes, eles ficam com uma carinha mais simpática, com jeitinho de aconchego. É uma maneira de tornar um ambiente ao mesmo tempo despojado e sofisticado, personalizando-o.

Sempre digo aos meus clientes que a decoração não é só ir às lojas e comprar um monte de móveis para montar um ambiente; mais que isso, as heranças de família, lembranças de viagens, aquele movelzinho comprado no brechó, são essas coisas que formam o verdadeiro lar, senão estaríamos todos vivendo em showrooms.

Um exemplo bem bacana é na cozinha: todo mundo tem uma mesinha de jantar encostada, presente da mãe ou de amigos. Com alguma intervenção, que pode ser uma pintura, por exemplo, e aliada a cadeiras de design, pode dar um charme para o ambiente mais gostoso da casa (bom pelo menos eu acho, rs). O mesmo vale na hora de arrumar a mesa para um jantar especial: você pode misturar uma prataria bem bacana com pratos de porcelana, mas taças de vidro de estilos diferentes.

Aí, o interessante é pesquisar: procure por móveis com os quais vocês se identificam. Tenho alguns sites que podem ajudar com isso, como uma das minhas lojas favoritas: a Desmobilia – http://www.desmobilia.com.br e o site da loja Tok Stok - http://www.tokstok.com.br. Essas lojas ajudam vocês a terem uma ideia dos móveis e peças que lhes interessam, e o preço, que às vezes assusta. Mas, o bom desse estilo é que, como vocês vão aliar dois tipos de produtos, caros e baratos, isso pode representar uma economia e tanto.

Quanto às peças podrinhas, vale tudo. De grandes redes de supermercados, feiras de usados, feiras de artesanato, brechós, móveis artesanais, caçambas, heranças. Então, todo mundo de olho vivo, pois essas oportunidades geralmente são raras.

O mais importante é ter a mente aberta a novidades: não é fácil se desfazer de padrões que já estão embutidos em nós; então, estar aberto a coisas diferentes, como misturar materiais recicláveis a tecidos finos, pode fazer a diferença na hora de dar vida às nossas casas. Com muita criatividade e critério é, sim, possível criar ambientes Hi-Lo sem que pareça um carnaval de decoração.

Arquitetar é, acima de tudo, aliar bom gosto e os desejos do cliente aos seus bolsos. Não faz sentido projetar espaços impossíveis e esperar que o cliente se desdobre para comprá-los. Eles acabam nem aproveitando por causa de tanto gasto e perdem o gostinho bom de ter um lar aconchegante e acolhedor.


Cadeiras de Papelão x  Cadeiras de Design

Caixas de verduras

Tecidos finos x Fibras rústicas

Caixas de verduras assinadas


Reciclagem x Móveis Modernos

Móveis antigos x Móveis atuais

imagens via

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pin It button on image hover