quarta-feira, 14 de março de 2012

A sombra nossa de cada caminhada!

Olá, pessoal, tudo bem?


O clima do verão é contagiante, né? É na rede social, é por telefone ou por e mail o comentário é um só: "que calor insuportável".
Eu acredito que o verão, e tudo que ele representa, como o calor, os insetos, as chuvas e por aí vai, só seriam agradáveis em uma praia relativamente deserta, ou então em um país onde, nesta época, está nevando!
Aí, na falta de assunto, só o que escutamos é: nossa que calor, não? Sinceramente, quem gosta do calor, ou pode ficar o dia todo em uma piscina, ou vai viajar com a família pra praia ou, então, tem ar-condicionado central na casa. Porque só assim para aguentar as temperaturas extremas que temos vivenciado.

Andar pelas ruas está cada vez mais difícil; se você precisar de uma sombrinha para refrescar o cocuruto do sol, esqueça. Pode correr pra dentro de casa ou do carro. Na calçada não rola mais.

Aqui em Bauru, a legislação é bem simples: você não constrói uma casa nova sem que tenha plantado uma árvore ou mais, dependendo do tamanho do terreno. Mas, então, onde é que estão todas essas árvores?

A arborização urbana é de vital importância, principalmente nos grandes centros urbanos.  As ilhas de calor que são formadas pela grande concentração de concreto, pela escassez de áreas verdes e pelo elevado nível de poluição, poderiam ser extinguidas através do plantio de árvores.
A arborização é muito importante para a população de uma cidade, já que melhora a qualidade do ar, reduz a propagação do som, e diminui em cerca de 10% o nível de material particulado.

Quando as cidades começaram a se formar a partir da saída do povo das áreas rurais; o sentimento era de que tudo que lembrasse o campo não era bacana, e tenho a impressão de que, ainda hoje, algumas pessoas pensam assim.

Mas a realidade de antigamente era outra; agora os edifícios estão com cada vez mais pavimentados, os ventos não circulam. As pessoas estão trocando seus jardins por cimentados "ahhhh, é mais fácil de limpar". E na maioria dos casos de construções independentes (irregulares, sem projeto ou profissional responsável) nem os recuos são respeitados, "aproveita-se" melhor o terreno e se ignora a circulação do ar, a entrada da luminosidade nos ambientes e por aí vai.

E aí só o que nos resta, mesmo, é reclamar do calor.

As reclamações mais comuns de quem quer cortar árvores são as folhas ou frutos que provocam sujeira, as raízes que podem causar rachaduras e infiltrações, e até mesmo a atração que exercem em insetos e pequenos animais. Entretanto, há espécies adequadas a cada situação e um profissional da área pode indicar qual planta será a ideal para o seu caso.

Vamos dar uma oportunidade para a natureza melhorar nossa qualidade de vida?

A árvore certa na calçada


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pin It button on image hover