http://www.ecocasa.com.br |
Prometi detalhes a respeito do sistema de captação de água que mostrei no vídeo da arquiteta Alice Martins, e estou aqui para cumprir!
http://www.adjorisc.com.br/jornais/obarrigaverde/cidadania/como-e-o-sistema-para-reaproveitar-agua-da-chuva-1.329483 |
Apesar dos valores investidos no sistema, o que realmente importa é avaliarmos as relações "custo-benefício" a longo prazo.
Mesmo que esquecêssemos de todos os benefícios ambientais que ele gera, ainda sim seria uma atitude inteligente e econômica para nossos lares.
Todo o tempo as pessoas lavam o carro, o quintal e a calçada com a mangueira aberta. Vemos os jardins e gramados serem regados com frequência por sprinklers (aquela pecinha que fica esguichando água pra todos os lados). Então, por que não utilizar um recurso tão precioso como a água de forma mais consciente?
A água da chuva, quando devidamente peneirada e filtrada, pode ser direcionada para um reservatório específico para esses usos.
http://www.idhea.com.br/agua.asp |
Segundo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), Norma 15527, esse reservatório não deve ser usado para fins potáveis, como beber, banho ou alimentação, mas pode ser usado:
• Em áreas urbanas: banheiro (descarga de vasos sanitários); regas de hortas e jardins; lavagem de pisos, quintais e automóveis.
• Em áreas rurais: além dos mesmos fins do ambiente urbano, destina-se a irrigação de plantações, lavagem de criatórios de animais e bebedouro.
• Em áreas industriais: além dos usos semelhantes a edificações em ambiente urbano, recomenda-se para resfriamento de caldeira e extrusoras, lavagem de peças, dentre outras aplicações.
http://www.idhea.com.br/agua.asp |
O funcionamento
"O conjunto formado por cisterna e filtro é um sistema eficiente e simples de instalar, mesmo sob a terra. Para evitar que os sedimentos do fundo da cisterna se misturem com a água, esta é canalizada até o fundo, onde, por meio de um "freio d'água", brota sem causar ondulações. Estocada ao abrigo da luz e do calor, a água se mantém fresca e livre de bactérias e algas. Uma outra parte do sistema cuida de sugar a água armazenada em pontos logo abaixo da superfície, impedindo a movimentação de eventuais resíduos.
Uma vez bombeada para uma caixa d´água paralela à rede hidráulica normal, a água poderá ser usada para funções diversas, tais como: descarga de vasos sanitários, rega de horta e jardins, lavagem de pisos, quintais e automóveis e todas aquelas que não incidam em sua utilização para consumo humano."
Instalação e manutenção
"Antes da instalação do sistema, é feito um estudo dos índices pluviométricos da região, da capacidade de captação do telhado e do tamanho ideal da cisterna de armazenamento. Baseado nesses cálculos é dimensionado o equipamento, composto basicamente de um filtro (retira folhas e outros detritos), um freio d´água (reduz a pressão da água, que assim não revolve a sedimentação do fundo da cisterna), conjunto flutuante (faz com que a água mais limpa seja bombeada para a caixa d'água) e o sifão-ladrão (retira as impurezas da superfície da água, bloqueia odores vindos da galeria e impede a entrada de roedores).
A manutenção do equipamento é simples. Basicamente, consiste em fazer de duas a quatro vistorias anuais no filtro. Para tanto, basta abrir a tampa do filtro, puxar o miolo, feito em aço inox, e verificar se a tela está suja. Depois, lavar a tela com água."
Agora que já conhecem um bocado desse sistema é importante ressaltar que um estudo de viabilidade é imprescindível, pois com ele vocês podem determinar qual é o método que melhor se aplica as condições do local onde ele será instalado.
É possível instalar grandes sistemas com o encanamento separado e direcionado para o devido uso, ou também sistemas mais simples com um simples reservatório para uso de jardinagem e afins.
A viabilidade inclui também a questão da bomba (pressurizador) que irá mandar a água para o reservatório de cima - já que ele é elétrico, pode gastar mais energia do que a economia feita com a captação.
Independente dessas situações o importante mesmo é estar sempre atento as novas possibilidades e, mais que isso, tentar de alguma maneira se adaptar a elas.
Pequenas atitudes, quando colocadas em prática e compartilhadas, podem se tornar verdadeiros meios de conscientização. Só não podemos nos abster por egoísmo ou comodismo.
Espero que tenham gostado!
Abraços
Fontes:
http://www.arq.ufsc.br/arq5661/trabalhos_2003-1/ecovilas/captacao_agua_chuva.htm
http://www.ecocasa.com.br
http://www.adjorisc.com.br/jornais/obarrigaverde/cidadania/como-e-o-sistema-para-reaproveitar-agua-da-chuva-1.329483
http://www.idhea.com.br/agua.asp
Minha filha a idéia é exelente, imagine se os orgão governamentais; iniciassem com esse projeto.
ResponderExcluirOi Pai, obrigada pela visitaaa!!! E seria mesmo maravilhoso se esses órgãos incentivassem e dessem quem sabe subsídios para a instalação desse sistema ne´! Volte sempre Bjuu
ResponderExcluirToda idéia gera um primeiro passo e daí a uma grande empreitada...
ResponderExcluirPasso a passo... Mas sempre!
Carlos
É isso aí Carlos, a iniciativa é que importa!! Abraço e volte sempre!
ResponderExcluirBom dia giovana....
ResponderExcluirmto inteligente esse sistema.
estou trabalhando em um projeto parecido,vou apresentar na escola técnica do centro paula souza de jundiaí.
estes sistemas é mto interessantes,precisamos mesmo divulgar mais.Seria mto interessante se tivessemos apoios governamentais para implantarmos estes sistemas em locais publicos,principalmente em escolas,alé de reduzir custos é uma importante educação ambiental,onde educamos as crianças apartir das escolas.Parabéns
Adriano Marques
Etecvav Jundiaí
Boa Tarde Adriano!
ExcluirFico feliz que esteja divulgando nos métodos para sistemas de captação, e fiquei feliz com sua visita ao meu blog!
Por favor se puder compartilhar comigo o seu sistema ficaria muito grata!
Obrigada!