quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Sistema de Captação de Água Pluvial!

http://www.ecocasa.com.br
Olá, pessoal!


Prometi detalhes a respeito do sistema de captação de água que mostrei no vídeo da arquiteta Alice Martins, e estou aqui para cumprir!

http://www.adjorisc.com.br/jornais/obarrigaverde/cidadania/como-e-o-sistema-para-reaproveitar-agua-da-chuva-1.329483
Parece muito complicado, mas na verdade ele é até óbvio.


Apesar dos valores investidos no sistema, o que realmente importa é avaliarmos as relações "custo-benefício" a longo prazo.
Mesmo que esquecêssemos de todos os benefícios ambientais que ele gera, ainda sim seria uma atitude inteligente e econômica para nossos lares.

Todo o tempo as pessoas lavam o carro, o quintal e a calçada com a mangueira aberta. Vemos os jardins e gramados serem regados com frequência por sprinklers (aquela pecinha que fica esguichando água pra todos os lados). Então, por que não utilizar um recurso tão precioso como a água de forma mais consciente?
A água da chuva, quando devidamente peneirada e filtrada, pode ser direcionada para um reservatório específico para esses usos.
http://www.idhea.com.br/agua.asp

Segundo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), Norma 15527, esse reservatório não deve ser usado para fins potáveis, como beber, banho ou alimentação, mas pode ser usado:


• Em áreas urbanas: banheiro (descarga de vasos sanitários); regas de hortas e jardins; lavagem de pisos, quintais e automóveis.


• Em áreas rurais: além dos mesmos fins do ambiente urbano, destina-se a irrigação de plantações, lavagem de criatórios de animais e bebedouro.


• Em áreas industriais: além dos usos semelhantes a edificações em ambiente urbano, recomenda-se para resfriamento de caldeira e extrusoras, lavagem de peças, dentre outras aplicações.

http://www.idhea.com.br/agua.asp
     
Além da economia significativa de água em termos financeiros, a captação de águas pluviais contribui para diminuir as enxurradas e consecutivamente as enchentes tão comuns nas cidades, por conta de toda a pavimentação das ruas, calçadas e até das casas.

O funcionamento



"O conjunto formado por cisterna e filtro é um sistema eficiente e simples de instalar, mesmo sob a terra. Para evitar que os sedimentos do fundo da cisterna se misturem com a água, esta é canalizada até o fundo, onde, por meio de um "freio d'água", brota sem causar ondulações. Estocada ao abrigo da luz e do calor, a água se mantém fresca e livre de bactérias e algas. Uma outra parte do sistema cuida de sugar a água armazenada em pontos logo abaixo da superfície, impedindo a movimentação de eventuais resíduos.


Uma vez bombeada para uma caixa d´água paralela à rede hidráulica normal, a água poderá ser usada para funções diversas, tais como: descarga de vasos sanitários, rega de horta e jardins, lavagem de pisos, quintais e automóveis e todas aquelas que não incidam em sua utilização para consumo humano."

Instalação e manutenção


"Antes da instalação do sistema, é feito um estudo dos índices pluviométricos da região, da capacidade de captação do telhado e do tamanho ideal da cisterna de armazenamento. Baseado nesses cálculos é dimensionado o equipamento, composto basicamente de um filtro (retira folhas e outros detritos), um freio d´água (reduz a pressão da água, que assim não revolve a sedimentação do fundo da cisterna), conjunto flutuante (faz com que a água mais limpa seja bombeada para a caixa d'água) e o sifão-ladrão (retira as impurezas da superfície da água, bloqueia odores vindos da galeria e impede a entrada de roedores).


A manutenção do equipamento é simples. Basicamente, consiste em fazer de duas a quatro vistorias anuais no filtro. Para tanto, basta abrir a tampa do filtro, puxar o miolo, feito em aço inox, e verificar se a tela está suja. Depois, lavar a tela com água."




Conclusão


Agora que já conhecem um bocado desse sistema é importante ressaltar que um estudo de viabilidade é imprescindível, pois com ele vocês podem determinar qual é o método que melhor se aplica as condições do local onde ele será instalado.
É possível instalar grandes sistemas com o encanamento separado e direcionado para o devido uso, ou também sistemas mais simples com um simples reservatório para uso de jardinagem e afins.
A viabilidade inclui também a questão da bomba (pressurizador) que irá mandar a água para o reservatório de cima - já que ele é elétrico, pode gastar mais energia do que a economia feita com a captação.
Independente dessas situações o importante mesmo é estar sempre atento as novas possibilidades e, mais que isso, tentar de alguma maneira se adaptar a elas.
Pequenas atitudes, quando colocadas em prática e compartilhadas, podem se tornar verdadeiros meios de conscientização. Só não podemos nos abster por egoísmo ou comodismo.

Espero que tenham gostado!

Abraços

Fontes:
http://www.arq.ufsc.br/arq5661/trabalhos_2003-1/ecovilas/captacao_agua_chuva.htm
http://www.ecocasa.com.br
http://www.adjorisc.com.br/jornais/obarrigaverde/cidadania/como-e-o-sistema-para-reaproveitar-agua-da-chuva-1.329483
http://www.idhea.com.br/agua.asp


6 comentários:

  1. JORGE ANTONIO STRABELI26 de janeiro de 2012 às 17:43

    Minha filha a idéia é exelente, imagine se os orgão governamentais; iniciassem com esse projeto.

    ResponderExcluir
  2. Oi Pai, obrigada pela visitaaa!!! E seria mesmo maravilhoso se esses órgãos incentivassem e dessem quem sabe subsídios para a instalação desse sistema ne´! Volte sempre Bjuu

    ResponderExcluir
  3. Toda idéia gera um primeiro passo e daí a uma grande empreitada...
    Passo a passo... Mas sempre!
    Carlos

    ResponderExcluir
  4. É isso aí Carlos, a iniciativa é que importa!! Abraço e volte sempre!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia giovana....
    mto inteligente esse sistema.
    estou trabalhando em um projeto parecido,vou apresentar na escola técnica do centro paula souza de jundiaí.
    estes sistemas é mto interessantes,precisamos mesmo divulgar mais.Seria mto interessante se tivessemos apoios governamentais para implantarmos estes sistemas em locais publicos,principalmente em escolas,alé de reduzir custos é uma importante educação ambiental,onde educamos as crianças apartir das escolas.Parabéns

    Adriano Marques
    Etecvav Jundiaí

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde Adriano!

      Fico feliz que esteja divulgando nos métodos para sistemas de captação, e fiquei feliz com sua visita ao meu blog!
      Por favor se puder compartilhar comigo o seu sistema ficaria muito grata!
      Obrigada!

      Excluir

Pin It button on image hover