quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Casas mais Sustentáveis - Sim é Possível!

Olá, pessoal!

Blog de Roupinha Nova!!!

Quando pensamos em casas sustentáveis, a primeira ideia que nos vem à mente é: "mas fica muito caro".
Concordo plenamente que, ainda hoje, algumas opções sustentáveis são dispendiosas e, no bolso do proprietário do imóvel, tão envolvido com a sua obra e seus gastos, pesa mais, e por isso opta-se por gastar esse dinheiro em outras situações, como em um piso mais especial, ou até mesmo na decoração.

Sustentabilidade por definição consiste em, uma determinada geração utilizar recursos naturais para satisfazer suas necessidades, sem comprometer os recursos das próximas gerações.

Aí essa definição representa pra nós o futuro bemmmmmm distante né, mas não é bem assim! Quem conversa com o pessoal da melhor idade sabe muito bem que antigamente as coisas eram muito diferentes. As chuvas chegavam na época certa e na medida certa, o calor tinha sua média bem mais baixa do que agora, o mundo tinha outro ritmo e principalmente o lixo tinha outras proporções.

Esse futuro que a gente imagina tão longe, está a um passo de nós, muito provavelmente nossos netos (que tenho impressão) não poderão andar pelas ruas sem proteção contra o sol, sofrerão por adversidades piores dos que as nossas.

Então seria bom começar a refletir sobre algumas possibilidades que, a princípio parecem absurdas, mas que a longo prazo podem representar um bocadinho a mais de conforto para a criançada que ainda estar por vir.

Separei esse vídeo, para mostrar uma casa com algumas opções sustentáveis.

A arquiteta Alice Martins projetou a casa para sua família, e além da casa ser muito charmosa, ela foi muito feliz e consciente ao determinar os artifícios para sua casa sustentável.
A casa tem um sistema de captação de água pluvial (ela mesma explica o funcionamento), ambientes integrados e  janelas amplas para aproveitar a luz natural durante o dia, e lixeiras específicas para cada material.


Essas são algumas opções, e tratarei de mais opções e mais detalhamentos em posts futuros ok?

Espero que tenham gostado!

Abraços Sustentáveis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pin It button on image hover