quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Coluna Arquitetando para Jornal União - São Manuel (12/11/11)


Olá pessoal! Meu nome é Giovana Innocenti, sou Arquiteta e Urbanista, formada pela UNIP desde 2009. Tenho escritório em Bauru e atendo também em São Manuel, além de ministrar aulas para a turma de edificações na Escola Técnica Prof. Carlos Bon para a turma de Edificações. Gostaria de levá-los a uma jornada sobre arquitetura, construção e todo esse universo que muitas vezes parece tão assustador, mas que no fim das contas se trata única e exclusivamente de realizar sonhos.

Na maioria das vezes, quando as pessoas me procuram ou até mesmo em conversas aleatórias, acabo descobrindo que muitas delas têm a idéia equivocada de que contratando o profissional “arquiteto” necessariamente serão obrigadas a obras gigantescas, com preços abusivos e materiais pouco acessíveis. A grande verdade da arquitetura é absolutamente contrária a tudo isso. O grande dever ou se preferirem missão de nós, arquitetos, é adaptar, adequar e habilitar os ambientes às reais necessidades da pessoa interessada.

Segundo Lucio Costa: “Arquitetura é antes de mais nada, construção, mas, construção concebida com o propósito primordial de ordenar e organizar o espaço para determinada finalidade e visando a determinada intenção.” Por isso, é muito importante que, quando se decide construir, ter em mente todas as necessidades e todos os desejos possíveis. Aí, com nossa ajuda, organiza-se tudo e com muita criatividade colocamos os planos no papel, em desenhos...

Então, resolvi ilustrar essa primeira coluna com objetos bem simples, mas que podem se tornar destaques charmosos e modernos em seu "lar, doce lar", como caixas de verduras! É isso mesmo, essas peças que muitas vezes são descartadas e viram entulho podem se transformar em itens úteis em sua casa, como a estante ou o revisteiro com rodízios. Mesmo se achar que é muito ousado, por que não usá-las no jardim como suporte para vasos de flores ou até mesmo de ervas e temperos?

Então mãos a obra e até a próxima!





Fontes:
COSTA, Lúcio (1902-1998). Considerações sobre arte contemporânea (1940). In: Lúcio Costa, Registro de uma vivência. São Paulo: Empresa das Artes, 1995. 608p.il. 





6 comentários:

  1. Ótimo Gi, parabéns! =D

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Thi!!! E que venham as próximas!!! Bju

    ResponderExcluir
  3. A gente nem sempre se dá conta do potencial e dos recursos que tem nas mãos...
    Essas fotos são um exemplo disso! Adorei, Giovana!
    Bora procurar caixotes e afins, hehehe!

    ResponderExcluir
  4. Parabens Giovana, o caminho é esse mesmo....
    Sucesso......
    Fabio Bannwart

    ResponderExcluir
  5. Oi Anônimo vamo q vamo!!! e se precisar de dicas estamos por aqui! Abraço!!! Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  6. Fabioooo... brigada pela visitaa volte sempre!!! E espero q esteja gostando da dica!! Qualquer dia fazemos um post sobre a marcenaria!!! Bjuuuu

    ResponderExcluir

Pin It button on image hover