sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Churrasqueiras para curtir

Olá, pessoal!

http://revistacasaejardim.globo.com/Revista/Common/0,,EMI184652-16939,00-CHURRASQUEIRAS+PARA+CURTIR.html


Fim de semana finalmente chegou, e pode chover ou fazer frio, mas o que quer que aconteça, o importante é curtir!
E que tal um churrasquinho com a família e os amigos hãnn!! Dá uma olhadinha nessas Áreas de Lazer!


Espero que tenham gostado!

Um abraço, ótimo fim de semana a todos e até a próxima!

Utopia? Um dia chegamos lá!

Olá, pessoal!

Quando estava pra terminar minha graduação e elaborar o tão temido TFG (trabalho final de graduação), minhas idéias para esse projeto eram pouco comuns! Na verdade elas eram totalmente utópicas.
Utópicas sim, impossíveis não!
Não eram idéias absurdas, elas simplesmente fugiam da comodidade e da tradicionalidade da arquitetura convencional.
E quando eu propus meu projeto de pesquisa, foram poucas as pessoas que entenderam e me apoiaram. A maioria das reações que eu percebi foram de espanto, descredibilidade e, pior, desprezo. E com tanta negatividade, eu mesma cheguei em alguns momentos a duvidar dele, a duvidar que um dia ele seria possível.
Mas com muita determinação e muito empenho (põe empenho nisso), consegui desenvolver minha pesquisa e meu projeto.
E ele se tratava de um "Alojamento Estudantil em Terra Crua para a Unesp - Bauru", olha a carinha dele aí!



Além de ser feito em terra crua (adobe), as estruturas eram em madeira de reflorestamento; o projeto foi desenvolvido para ser o mais sustentável possível, com janelas amplas que aproveitassem a luz natural e favorecessem a ventilação natural. Propunha um sistema de captação de água, sistema de compostagem de lixo orgânico e ainda um sistema de tratamento de esgoto residencial.
Ele foi elaborado com o maior carinho para não agredir o meio ambiente e, melhor, para favorecer o conforto dos alunos que pudessem um dia habitá-lo, já que a configuração dele era completamente diferente dos alojamentos encontrados no estado de São Paulo.

Mas, claro que como um projeto final de graduação ele ficou no papel e na apresentação.

E aí esses dias pesquisando, procurando,  fuçando olha o que eu encontrei:


Então, cheguei a conclusão que por mais utópico que meu projeto fosse, ainda assim ele seria possível!
Aqui no Brasil, nós temos a ideia arraigada de que construção é com tijolo queimado e cimento. Mas em outros países essa já não é a única opção.  
É como já disse aqui, precisamos estar abertos a novas possibilidades, novas ideias e a novas tecnologias.

http://style.greenvana.com/2012/escola-sustentavel-feita-totalmente-a-mao/


Tratarei com mais detalhes a técnica descrita do link e do meu TFG em posts futuros, e quem sabe conhecendo melhor e abrindo a mente não começamos a nos disponibilizar mais para um futuro saudável na construção.

Espero que tenham gostado.

Abraços e até a próxima!

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Sistema de Captação de Água Pluvial!

http://www.ecocasa.com.br
Olá, pessoal!


Prometi detalhes a respeito do sistema de captação de água que mostrei no vídeo da arquiteta Alice Martins, e estou aqui para cumprir!

http://www.adjorisc.com.br/jornais/obarrigaverde/cidadania/como-e-o-sistema-para-reaproveitar-agua-da-chuva-1.329483
Parece muito complicado, mas na verdade ele é até óbvio.


Apesar dos valores investidos no sistema, o que realmente importa é avaliarmos as relações "custo-benefício" a longo prazo.
Mesmo que esquecêssemos de todos os benefícios ambientais que ele gera, ainda sim seria uma atitude inteligente e econômica para nossos lares.

Todo o tempo as pessoas lavam o carro, o quintal e a calçada com a mangueira aberta. Vemos os jardins e gramados serem regados com frequência por sprinklers (aquela pecinha que fica esguichando água pra todos os lados). Então, por que não utilizar um recurso tão precioso como a água de forma mais consciente?
A água da chuva, quando devidamente peneirada e filtrada, pode ser direcionada para um reservatório específico para esses usos.
http://www.idhea.com.br/agua.asp

Segundo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), Norma 15527, esse reservatório não deve ser usado para fins potáveis, como beber, banho ou alimentação, mas pode ser usado:


• Em áreas urbanas: banheiro (descarga de vasos sanitários); regas de hortas e jardins; lavagem de pisos, quintais e automóveis.


• Em áreas rurais: além dos mesmos fins do ambiente urbano, destina-se a irrigação de plantações, lavagem de criatórios de animais e bebedouro.


• Em áreas industriais: além dos usos semelhantes a edificações em ambiente urbano, recomenda-se para resfriamento de caldeira e extrusoras, lavagem de peças, dentre outras aplicações.

http://www.idhea.com.br/agua.asp
     
Além da economia significativa de água em termos financeiros, a captação de águas pluviais contribui para diminuir as enxurradas e consecutivamente as enchentes tão comuns nas cidades, por conta de toda a pavimentação das ruas, calçadas e até das casas.

O funcionamento



"O conjunto formado por cisterna e filtro é um sistema eficiente e simples de instalar, mesmo sob a terra. Para evitar que os sedimentos do fundo da cisterna se misturem com a água, esta é canalizada até o fundo, onde, por meio de um "freio d'água", brota sem causar ondulações. Estocada ao abrigo da luz e do calor, a água se mantém fresca e livre de bactérias e algas. Uma outra parte do sistema cuida de sugar a água armazenada em pontos logo abaixo da superfície, impedindo a movimentação de eventuais resíduos.


Uma vez bombeada para uma caixa d´água paralela à rede hidráulica normal, a água poderá ser usada para funções diversas, tais como: descarga de vasos sanitários, rega de horta e jardins, lavagem de pisos, quintais e automóveis e todas aquelas que não incidam em sua utilização para consumo humano."

Instalação e manutenção


"Antes da instalação do sistema, é feito um estudo dos índices pluviométricos da região, da capacidade de captação do telhado e do tamanho ideal da cisterna de armazenamento. Baseado nesses cálculos é dimensionado o equipamento, composto basicamente de um filtro (retira folhas e outros detritos), um freio d´água (reduz a pressão da água, que assim não revolve a sedimentação do fundo da cisterna), conjunto flutuante (faz com que a água mais limpa seja bombeada para a caixa d'água) e o sifão-ladrão (retira as impurezas da superfície da água, bloqueia odores vindos da galeria e impede a entrada de roedores).


A manutenção do equipamento é simples. Basicamente, consiste em fazer de duas a quatro vistorias anuais no filtro. Para tanto, basta abrir a tampa do filtro, puxar o miolo, feito em aço inox, e verificar se a tela está suja. Depois, lavar a tela com água."




Conclusão


Agora que já conhecem um bocado desse sistema é importante ressaltar que um estudo de viabilidade é imprescindível, pois com ele vocês podem determinar qual é o método que melhor se aplica as condições do local onde ele será instalado.
É possível instalar grandes sistemas com o encanamento separado e direcionado para o devido uso, ou também sistemas mais simples com um simples reservatório para uso de jardinagem e afins.
A viabilidade inclui também a questão da bomba (pressurizador) que irá mandar a água para o reservatório de cima - já que ele é elétrico, pode gastar mais energia do que a economia feita com a captação.
Independente dessas situações o importante mesmo é estar sempre atento as novas possibilidades e, mais que isso, tentar de alguma maneira se adaptar a elas.
Pequenas atitudes, quando colocadas em prática e compartilhadas, podem se tornar verdadeiros meios de conscientização. Só não podemos nos abster por egoísmo ou comodismo.

Espero que tenham gostado!

Abraços

Fontes:
http://www.arq.ufsc.br/arq5661/trabalhos_2003-1/ecovilas/captacao_agua_chuva.htm
http://www.ecocasa.com.br
http://www.adjorisc.com.br/jornais/obarrigaverde/cidadania/como-e-o-sistema-para-reaproveitar-agua-da-chuva-1.329483
http://www.idhea.com.br/agua.asp


quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Maison et Objet Paris de 2012


Oi Pessoal!

Criatividade mil.... No link abaixo vocês encontrarão imagens de peças de design que foram lançadas na Maison et Objet em Paris.





"Bianual, a Maison et Objet foi criada em 1995 pela fusão de seis mostras do setor de interiores e desde então vem crescendo e se adaptando às demandas do segmento com a criação de novos eventos, como a "now! design à vivre", que promete expor a "alma do design". A edição de janeiro de 2012 foi dos dias 20 a 24, em Paris."

Fonte: http://casaeimoveis.uol.com.br

Casas mais Sustentáveis - Sim é Possível!

Olá, pessoal!

Blog de Roupinha Nova!!!

Quando pensamos em casas sustentáveis, a primeira ideia que nos vem à mente é: "mas fica muito caro".
Concordo plenamente que, ainda hoje, algumas opções sustentáveis são dispendiosas e, no bolso do proprietário do imóvel, tão envolvido com a sua obra e seus gastos, pesa mais, e por isso opta-se por gastar esse dinheiro em outras situações, como em um piso mais especial, ou até mesmo na decoração.

Sustentabilidade por definição consiste em, uma determinada geração utilizar recursos naturais para satisfazer suas necessidades, sem comprometer os recursos das próximas gerações.

Aí essa definição representa pra nós o futuro bemmmmmm distante né, mas não é bem assim! Quem conversa com o pessoal da melhor idade sabe muito bem que antigamente as coisas eram muito diferentes. As chuvas chegavam na época certa e na medida certa, o calor tinha sua média bem mais baixa do que agora, o mundo tinha outro ritmo e principalmente o lixo tinha outras proporções.

Esse futuro que a gente imagina tão longe, está a um passo de nós, muito provavelmente nossos netos (que tenho impressão) não poderão andar pelas ruas sem proteção contra o sol, sofrerão por adversidades piores dos que as nossas.

Então seria bom começar a refletir sobre algumas possibilidades que, a princípio parecem absurdas, mas que a longo prazo podem representar um bocadinho a mais de conforto para a criançada que ainda estar por vir.

Separei esse vídeo, para mostrar uma casa com algumas opções sustentáveis.

A arquiteta Alice Martins projetou a casa para sua família, e além da casa ser muito charmosa, ela foi muito feliz e consciente ao determinar os artifícios para sua casa sustentável.
A casa tem um sistema de captação de água pluvial (ela mesma explica o funcionamento), ambientes integrados e  janelas amplas para aproveitar a luz natural durante o dia, e lixeiras específicas para cada material.


Essas são algumas opções, e tratarei de mais opções e mais detalhamentos em posts futuros ok?

Espero que tenham gostado!

Abraços Sustentáveis!

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Quando falta um algo mais...

Olá Pessoalll!!!


Tava sumidinha, mas estou voltando, com muitas novidades e dicas...
Pra começar achei essas dicas super bacanas de "vestimentas" para as paredes.

São opções bem descoladas para aplicar naquela parede que vocês acham que está meio peladinha!
Tem pra todos os gostos e bolsos!


Espero que tenham gostado das dicas e até a próxima!

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Videozinho Frances

Oi Pessoal!

Olha que interessante este vídeo! Não vou comentar porque o interessante dele é a surpresa!


Abracinhoooo!!!

Como decorar sua casa com itens de supermercado!

Oi Pessoall!!

Feliz Sexta Feira 13!!!


Estou sempre dando dicas de economia né! Ai encontrei esse link super bacana de como encontrar verdadeiros mimos para casa em grandes supermercados!
Além de super criativos, ainda são econômicos!!


Então, vamos deixar de lado preconceitos e da próxima vez que for a um desses hipermercados, dê uma passeada pelos corredores de utilidades domésticas e se surpreenda com várias possibilidades!

Um abraço a todos e bom fim de semana!

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Arquitetura em raio x

Oi pessoalllllllllllllll!!! Como foram de Festas??

Feliz Ano Novo a todoss!!

Olha que interessante a visão desses artistas húngaros, que pintam uma espécie de Raio X de prédios antigos e abandonados em Budapeste!


Divulgação/Preciz Photography


No link abaixo tem todos os detalhes e mais exemplos!  Espero que gostem!


Feliz 2012 e que ele seja repleto de saúde, sucesso e muita paz para todos!
Pin It button on image hover